Apogeu News

O APOGEU em destaque
#FalaAíProfessor: Qual é a melhor idade para colocar a criança na escola?

#FalaAíProfessor: Qual é a melhor idade para colocar a criança na escola?

Atualmente, muito se tem discutido sobre qual a melhor idade para colocar a criança na escola, assim também como se vem discutindo sobre qual a melhor idade para o desfralde, para retirar a chupeta, para andar, falar e por aí vai.

 

O fato é: hoje muitos pais buscam uma receita pronta, uma bula para criar seus filhos e esquecem que cada criança tem seu tempo e cada família sua individualidade. Vale ressaltar que, segundo a lei nº 12.796, de abril de 2013, é obrigatória a matrícula das crianças brasileiras na educação básica a partir dos quatro anos de idade.

 

Com o crescimento do espaço feminino no mercado de trabalho e com o fato de ainda muitos dos avós estarem em atividade, cada vez mais cedo as famílias vêm procurando as escolas e isso não é um “pecado” como muitos dizem. Na verdade, essa família precisa se adequar a sua realidade e no momento em que busca uma escola precisa se sentir segura e bem acolhida. Isso facilitará muito todo o processo de adaptação, principalmente da criança! 

 

Alguns pontos se fazem muito importantes durante essa busca, como por exemplo, observar se o ambiente escolar é adequado para a faixa etária do seu (sua) filho (a), se as profissionais possuem formação e carinho com as crianças, se a proposta pedagógica é realmente aplicada, se o método adotado é condizente com a realidade da família, se a estimulação oferecida é condizente com o estágio de desenvolvimento, se existe um circuito de atividades para cada faixa etária, dentre outras coisas.

 

Diferente do que muitas mães sonham, a escola jamais será um ambiente onde a criança estará feliz o tempo todo. Mas é bom que seja assim. A escola é um espaço de crescimento e crescer nem sempre é fácil. A criança precisa aprender a lidar com o não e com as frustrações.

 

Esses primeiros anos são tempos de muitas mudanças e escolher a escola é só o primeiro passo, depois é preciso ficar constantemente atento para garantir a melhor adaptação da criança.

 

Portanto, não existe uma idade ideal para matricular a criança na escola e sim a individualidade de cada família.

 


Imagem  

Karina Barreto

Coordenadora - Infantil Centro

 

Tags: APOGEU, #FalaAíProfessor, Educação Infantil

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR