Apogeu News

O APOGEU em destaque
Feriado: Descansar ou Estudar?

Feriado: Descansar ou Estudar?

Muitos estudantes aproveitam o feriado para descansar e desligar a mente, enquanto que outros preferem manter a rotina de estudos. O que fazer?

Segundo a orientadora da Scopo Gerenciamento Educacional – empresa parceira da Rede de Ensino APOGEU -, Raphaela Augusto, a melhor forma de responder a pergunta é refletindo sobre qual ponto do cronograma de estudos o aluno se encontra.

“Devemos alertar que sair totalmente da rotina não é aconselhável, já que uma rotina bem estruturada é a chave para a aprovação. Dessa maneira, o estudante precisa vislumbrar o feriado como a chance de desacelerar, mas nunca de parar, pois este é um tempo extra de estudo em potencial”, afirma.

Raphaela destaca ainda que, a preparação para um vestibular é feita a longo prazo, às vezes dez meses ininterruptos até a chegada da prova. Por isso, a data também deve ser considerada uma oportunidade para relaxar, estar com a família e os amigos e fazer atividades que proporcionem lazer.

 

Montando a rotina para o feriado:

É preciso manter alguns pontos importantes da sua rotina antes de montar a programação para o feriado prolongado. Por exemplo, evite dormir e acordar muito tarde, pois isso aumenta a chance daquela “preguicinha boa” se instalar e te impedir de cumprir o que planejou.

O tempo de estudo deve ser mantido, mas considerando que não haverá aulas, se assim achar mais produtivo, pode diluir o seu horário em turnos (manhã, tarde e noite);

O seu cronograma deve ser pensado de maneira a incluir um tempo para atualização e revisão dos conteúdos vistos até o momento.

A realização de exercícios e simulados é uma metodologia de estudo de alto rendimento. Dessa maneira, é importante refazer provas e simulados do APOGEU, exames de anos anteriores (PISM, ENEM, ITA...), além do simulado da plataforma do MEC.

Separe um tempo, após o seu horário de estudos, para descansar e relaxar. O sentimento de dever cumprido pode e deve ser acompanhado de pequenas recompensas, como sair com os amigos e assistir a sua série favorita.

Por fim, é importante lembrar que a decisão de estudar ou de relaxar afeta exclusivamente a você e a seus objetivos.

Assim, cabe a você refletir e tomar essa decisão! 

Tags: APOGEU, Feriado, Estudos

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR